domingo, 23 de dezembro de 2012

Bodenheimer: de motorista a presidente da ESPN

Executivo compartilha os desafios superados para construir a maior empresa multimídia do esporte mundial, que consegue ser global e local ao mesmo tempo

A revista Fast Company considerou a ESPN uma das empresas mais inovadoras do mundo em 2012, “por ter entrado em novo universo com sensibilidade apropriada para o encontro da tradição com a novidade”. A publicação reconheceu os esforços analíticos da empresa na avaliação do desempenho de um quarterback (jogador da linha ofensiva do futebol americano) por meio de uma métrica mais abrangente que as convencionais, pois inclui dezenas de milhares de jogadas de anos recentes. Outras duas novidades que a companhia lançou recentemente foram um site de jornalismo, o Grantland, e um aplicativo para assistir à programação da emissora ao vivo.

Essas são apenas algumas das realizações sob a marca de George Bodenheimer, cuja trajetória de mais de 30 anos na ESPN teve início quando ele, filho de um gerente de loja de departamentos e de uma caixa de banco, conseguiu um trabalho de motorista na emissora, ao final do curso de Economia. A experiência foi, em sua visão, um perfeito aprendizado. “Eu me encontrava com todo mundo”, disse ao Financial Times.

Quando surgiu oportunidade na área de vendas, agarrou-a. Sua missão era vender a ESPN para operadoras de TV a cabo de cinco estados norte-americanos. “Aprendi, desde então, que toda cidade nos Estados Unidos se considera uma cidade do esporte. E toda cidade do mundo pensa do mesmo jeito”, comentou.

Ao se despedir do posto de presidente da ESPN, que ocupou entre 1998 e 2011, para ser presidente executivo do conselho, Bodenheimer avaliou: “A mudança e o crescimento consistente marcaram cada um dos meus 31 anos de ESPN”. Como presidente executivo do conselho, lidera uma marca que engloba mais de 50 unidades de negócios, entre eles a ESPNews, ESPN The Magazine e ESPN Mobile.

Em 2003, tornou-se também presidente da ABC Sports, responsabilizando-se por todo o portfólio esportivo da Walt Disney Company, que comprou o controle da ESPN. Uma das marcas da gestão Bodenheimer é a aquisição de muitos direitos de transmissão, como do basquete da NBA, do automobilismo da Nascar e do torneio de tênis de Wimbledon.

Inovação rima com paixão

Vendas e marketing, programação, direitos de transmissão e novas tecnologias são as frentes nas quais Bodenheimer mostrou sua capacidade de levar renovação e inovação à ESPN até os atuais avanços na produção 3D.

“Ter um canal 24 horas voltado aos esportes era considerado algo totalmente maluco. Riam de nós, e ninguém achava que a ideia valesse muito ou fosse adiante”, recorda o executivo, em entrevista dada ao Marketplace. A ESPN foi também o primeiro canal transmitido em stereo.

Hoje, por meio da ESPN Technology, a empresa desenvolve os meios que aproximam o público das competições e alimentam dois centros digitais em Connecticu, uma unidade de produção na Califórnia, um laboratório de mídia e anúncios no Texas e um laboratório de inovação na Flórida.

É no ESPN Innovation Lab que a empresa desenvolve a tecnologia 3D, como o ESPN Snap Zoom, que permite aproximar imagem da jogada de interesse do telespectador. O laboratório procura fazer frente aos desafios que a era da mídia múltipla coloca às redes de televisão, um dos temas que o executivo trará ao Brasil durante a HSM ExpoManagement 2012, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro.

Segundo Bodenheimer, a busca por realizar a missão da empresa de servir os apaixonados por esportes, é fruto da própria paixão pelo esporte, sua e de boa parte da sua equipe, mas não só: “Estamos constantemente procurando inovar, usar a tecnologia para continuar a fazer o negócio crescer. Não pensamos ‘conseguimos, que bom; vamos descansar agora’. Essa mentalidade não existe na ESPN”.


Portal HSM
26/10/2012


Fonte: http://www.hsm.com.br/editorias/inovacao/bodenheimer-de-motorista-presidente-da-espn

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