terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Resista à tentação do consumo

 

O quadro com juros baixos e inflação alta faz com que investir em certos fundos dê um retorno cada vez menor, incentivando o consumo. Mas especialistas orientam: resista.

Por Diego Marcel
Árvore dinheiro.jpg


As contas de janeiro passaram, o cinto do investidor começa a ficar mais folgado e algum dinheiro começa a sobrar no bolso. O quadro atual, contudo, com juros baixos e inflação alta traz uma pergunta: - "Por que investir e ter lucros menores, se posso consumir com juros baixos?" Especialistas, contudo, afirmam: deve-se resistir a tentação de ir à loja para finalmente comprar aquele bem, muitas vezes supérfluo, que se estava namorando.

A verdade é que está mais complicado de se ganhar dinheiro "com segurança". Os investimentos em renda fixa, estão devolvendo lucros que, muitas vezes, são anulado pela avanço da inflação. O segredo, segundo Thiago Tregier, da Concórdia Investimentos, é separar uma quantia para opções mais arriscadas. "Temos produtos assim, que são de renda fixa, mas tem uma pequena parcela em variável. Eles misturas baixo risco com moderado", afirma.
 
 
Uma estratégia é separar o dinheiro que não será usado no curto prazo e aplicar essa parcela em investimentos de maior risco, como ações, que precisam de mais tempo para trazer retorno. Já a parte do dinheiro que vai ser usada nos próximos meses, deve ser direcionada a fundos mais seguros.
 
 
Seja fiel ao seu estilo
 
 
Os juros baixos estão forçando muitos investidores a arriscarem mais para terem retornos com renda. Contudo, o professor Carlos Alberto Widonsck, da Fundação Vanzolini, alerta: evite sair de seu perfil. 
 
 
Antes de investir, deve-se definir qual é o seu perfil. Se mais cauteloso, que prefere fundos que dão retorno garantido, mas menores, ou mais arriscados, com maiores ganhos. Mesmo com as fontes fixas cada vez menos interessantes, a mudança deve ser feita com cuidado. "O investidor não pode sair do seu estilo já definido abruptamente", diz Vanzolini.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário